Coronavírus

Serrana zera busca por UTI após vacinação em massa da população

O município foi escolhido para ser estudado pelo Projeto S, que testa a efetividade da vacinação sem os controles de uma pesquisa

Por Da Redação
Ás

Serrana zera busca por UTI após vacinação em massa da população

Foto: Reprodução/Butantan

Há 10 dias, nenhum habitante da cidade de Serrana, no estado de São Paulo, precisa entrar na fila em busca de vaga para leito de tratamento intensivo (UTI). Desde o último fim de semana, não há registro de necessidade de intubação. De acordo com as autoridades de saúde do local, esse fatores já podem ser os primeiros sinais da ação de vacinação em massa que ocorre na cidade.

O município de Serrana foi escolhido para ser estudado pelo Projeto S, promovido pelo Instituto Butantan, que testa a efetividade da vacinação sem os controles de uma pesquisa 

De acordo com o Metrópoles, Glenda Renata de Moraes, chefe da Vigilância Epidemiológica de Serrana, disse que a UPA da cidade atendeu em média 60 pessoas com covid em março. “Em março, a nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) chegou a fazer uma média de 60 atendimentos de pessoas com Covid ou com suspeita da doença. Na sexta-feira (9/4), a média caiu para 20 atendimentos. Além disso, não registramos intubação de moradores de Serrana nem na UPA nem na Santa Casa. Também zeramos a fila no Cross [sistema paulista que controla vagas de internação em leitos de UTI e enfermaria]. Há 10 dias não buscamos leitos de UTI para pacientes com Covid grave”. 

A gestora alerta que moradores da cidade ainda precisam de leitos de UTI, mas para outras enfermidades, como doenças cardíacas ou cerebrais, sem conexão com infecção por coronavírus.

Embora o Hospital Estadual de Serrana e a Santa Casa da cidade estejam atendendo menos casos graves de Covid entre serranenses, a taxa de ocupação dos hospitais da região continua alta, chegou a 100% no dia 5 de abril e na sexta (9) com 90% em leitos de UTI e 71% em leitos de enfermaria.  

Em relação à vacinação, até o dia 8 de abril, 28.152 habitantes de Serrana (62%) já haviam recebido ao menos uma dose da vacina, tanto pelo Projeto S, quanto pelo programa de imunização, tornando a cidade a mais vacinada do estado de São Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário