Serraria Ilegal é descoberta durante fiscalização ambiental na Bahia
Material apreendido está sob a custódia da Secretaria do Meio Ambiente.
Foto: Divulgação SSP
Uma serraria ilegal em uma residência localizada no Centro do município de Cocos foi encontrada durante a operação de fiscalização ambiental realizada na quinta-feira (8) pela Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis. Durante a ação, as equipes da Cippa apreenderam toras e pedaços de madeira prontos para venda, provenientes da extração de árvores nativas.
O comandante da unidade, major George Porto, afirmou que os policiais encontraram o local clandestino durante rondas em uma área rural. "A suspeita surgiu quando ouvimos o barulho alto de motosserras. Desligamos a viatura para evitar chamar a atenção e seguimos a pé até encontrarmos o local", disse Porto.
Segundo a PM, o momento da descoberta, um homem de 60 anos, proprietário da serraria, estava realizando o corte da madeira. No local, foram encontrados aproximadamente 50 metros cúbicos de madeira de lei, incluindo cedro e outras espécies, além de serras elétricas e outros equipamentos utilizados para a prática ilegal.
Segundo o major Porto, questionaram o proprietário sobre a posse de alvará de funcionamento e documentos que comprovassem a legalidade das máquinas, porém ele informou não possuir tais documentos. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Cocos para os procedimentos de polícia judiciária.
Todo o material apreendido será doado para a Prefeitura Municipal de Cocos e ficará sob a custódia da Secretaria do Meio Ambiente.