• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Serviços consulares em Cuba são suspensos por embaixadas da América Latina
Mundo

Serviços consulares em Cuba são suspensos por embaixadas da América Latina

Ação ocorreu após uma diretiva do Banco Central de Cuba (BCC) que entrou em vigor nesta sexta (10)

Por Da Redação
Ás

Serviços consulares em Cuba são suspensos por embaixadas da América Latina

Foto: EFE

Os serviços consulares de várias embaixadas latino-americanas, em Cuba, foram suspensos temporariamente após uma diretiva do Banco Central de Cuba (BCC) que entrou em vigor nesta sexta-feira e os impede de cobrá-los em pesos cubanos (CUP).

De acordo com o BBC, a partir deste dia 10, “das contas em pesos cubanos das embaixadas e consulados, não se realizam transferências para as contas em moeda livremente conversível, nem pagamentos ao exterior”.

No entanto, foi acrescentado que, antes dessa data, podem decidir “se convertem seu saldo total ou parcialmente em moeda livremente convertível (MLC), aplicando a taxa de câmbio em vigor no dia da operação”.

Com essa instrução, as embaixadas e consulados “podem realizar depósitos em dinheiro de moeda estrangeira, exceto dólares americanos, para cobranças consulares, se assim o determinarem”.

O MLC é uma moeda virtual lastreada em moeda estrangeira que circula em Cuba desde o final de 2019 para compras em lojas de eletrodomésticos e alimentos. A taxa de câmbio oficial é de 24 CUP, mas nunca foi cotada a esse preço e no mercado informal está atualmente em torno de 112 CUP.

O consulado do Panamá informou que cessaria temporariamente serviços “que exigem pagamento”, como “legalizações, autenticações, serviços da Marinha Mercante, bem como procedimentos de visto de trânsito e de turista”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário