• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Serviços eletrônicos crescem 138% nos Cartórios de Notas da Bahia em 2023
Bahia

Serviços eletrônicos crescem 138% nos Cartórios de Notas da Bahia em 2023

Em três anos, crescimento registrado foi de 1.114%

Por Da Redação
Ás

Serviços eletrônicos crescem 138% nos Cartórios de Notas da Bahia em 2023

Foto: Divulgação/Registro Civil

Um levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF)  mostra que os Cartórios de Notas da Bahia totalizaram mais de 57 mil transações digitais, com crescimento de 138% em 2023 em relação ao ano passado. O crescimento é registrado a exatos três anos da autorização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os atos de escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doações, inventários, divórcios, testamentos, entre outros possam ser realizados de forma eletrônica (aqui).

Implantada nacionalmente pelo Provimento nº 100, em maio de 2020, em meio à necessidade de atendimento remoto à população em razão da pandemia do novo coronavírus, a plataforma digital registrou em seu primeiro ano 3.167 atos praticados na Bahia. Já no segundo ano de funcionamento, o número cresceu 410%, totalizando 16.159 atos digitais. Em 2023, novo salto, para 38.462, registrando um crescimento de 138% nos serviços eletrônicos. No acumulado dos três anos o aumento foi de 1.114%.
 
“O crescimento exponencial dos serviços eletrônicos nos cartórios de notas do estado, reflete o papel fundamental da implantação desses atos digitais na atuação extrajudicial, que aprimorou as práticas notariais em todo o país. Desse modo, promoveu mais agilidade, eficiência e desburocratização dos processos, uma vez que serviços que antes eram prestados de modo presencial, hoje podem ser feitos em qualquer lugar com acesso a internet, garantindo maior comodidade e segurança aos usuários”, destacou o presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção Bahia (CNB/BA), Giovani Guitti Gianellini.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário