Economia

Setor da produção industrial avança 0,2% e fecha 2023 em alta, aponta IBGE

Indicador fechou dezembro com 1,1% e marcou o quinto mês consecutivo positivo

Por Da Redação
Ás

Setor da produção industrial avança 0,2% e fecha 2023 em alta, aponta IBGE

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Brasil registrou um avanço de 0,2% na produção industrial em 2023, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgados nesta sexta-feira (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador fechou dezembro com alta de 1,1% em relação a novembro, marcando o quinto mês consecutivo de avanço.

No acumulado do ano, o setor da indústria teve resultados positivos em três das quatro grandes categorias pesquisadas: indústrias extrativas (7%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (6,1%) e produtos alimentícios (3,7%).

Por outro lado, entre as 16 atividades em queda, as influências mais intensas vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (-7,1%), produtos químicos (-5,9%), máquinas e equipamentos (-7,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-10,1%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-11,0%).

Outras contribuições positivas relevantes sobre o total da indústria vieram de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (10,4%), de veículos automotores, reboques e carrocerias (2,4%), de produtos de metal (3,1%), de outros equipamentos de transporte (5,7%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,2%) e de produtos diversos (6,1%).

Recuos de dezembro

Por outro lado, entre as dez atividades que apontaram redução na produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%) e produtos químicos (-5,1%) exerceram os principais impactos em dezembro de 2023. Além disso, os recuos assinalados pelos ramos de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-8,2%) e de bebidas (-2,2%) também chamaram atenção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário