Economia

Setor de serviços da Bahia fecha 2021 com alta recorde de 9,8%

O estado acompanhou o movimento de alta registrado em 19 das 27 unidades da Federação, segundo o IBGE

Por Da Redação
Ás

Setor de serviços da Bahia fecha 2021 com alta recorde de 9,8%

Foto: Licia Rubinstein/Ag. IBGE

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume do setor de serviços da Bahia teve alta de 1,7% em dezembro de 2021, se comparado ao mês anterior (novembro/2021). 

Quando o estado foi comparado ao Brasil, que teve alta de 1,4%, apresentou desempenho um pouco melhor que o país. A Bahia acompanhou o movimento de alta registrado em 19 das 27 unidades da Federação.

O resultado positivo baiano ajudou o setor de serviços a encerrar o ano melhor do que no início da pandemia, (que apresentou alta de 1,5%, em fevereiro de 2020).

Registrando resultados positivos na maior parte do ano, os serviços na Bahia tiveram um crescimento recorde, de 9,8%, em 2021. Este também foi o primeiro avanço do setor após um período de seis anos seguidos de queda.

O avanço histórico do volume dos serviços foi resultado de crescimentos acumulados em quatro das cinco áreas investigadas pelo IBGE. A área que mais avançou foi a 'dos serviços prestados às famílias'. Este segmento mostrou o maior aumento da série histórica, subindo 49,6%. O grupo dos 'outros serviços', foi o que obteve o pior resultado, com queda de -8,6%.

Apesar da situação, a área de turismo na Bahia cresceu 47,3% . Também foi o melhor ano para o segmento desde o início da série histórica da PMS (2012) e o melhor resultado do país, onde as atividades de serviços ligadas ao turismo tiveram alta de 22,1%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.