Economia

Setor de serviços na Bahia cresce 2,4% na passagem de dezembro para janeiro

Segundo o IBGE, resultado foi o 6º melhor do país

Por Da Redação
Ás

Setor de serviços na Bahia cresce 2,4% na passagem de dezembro para janeiro

Foto: Reprodução/Pixabay

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (14), mostram que o  volume do setor de serviços na Bahia cresceu 2,4% na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023. Esse é o segundo resultado positivo do setor no estado, levando em consideração o aumento de 3,3% registrado de novembro para dezembro/22.

Em janeiro, o resultado dos serviços na Bahia foi o 6º melhor do país. No Brasil como um todo, houve queda de -3,1% no setor, com apenas 10 dos 27 estados mostrando avanços. Os melhores resultados para o mês ocorreram no Piauí (13,3%), Rondônia (7,6%) e Espírito Santo (3,9%).  Por outro lado, os piores índices ficaram com Tocantins (-8,2%), Distrito Federal (-7,2%) e Rio de Janeiro (-5,5%). 

Com o resultado positivo de janeiro, os serviços na Bahia seguem operando acima do patamar registrado em fevereiro de 2020 (6,0%). Na comparação com janeiro de 2022, o setor também se manteve em alta no estado. Houve avanço de 7,7% no volume dos serviços prestados frente ao mesmo mês do ano anterior, o 22º consecutivo (esse indicador cresce desde abril/21).

Atividades

O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em janeiro de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022 , foi resultado de altas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.

A principal influência positiva para o resultado veio dos serviços profissionais, administrativos e complementares, que teve o maior crescimento (27,3%) e voltou a registrar alta, após ter tido queda em dezembro (-5,7%). Os serviços prestados às famílias (11,0%), que estão há 22 meses entre crescimento e estabilidade, deram a segunda maior contribuição para a alta geral no setor.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.