Setor de serviços na Bahia registra queda entre setembro e outubro, diz IBGE
Esse foi o primeiro declínio após três avanços seguidos do setor no estado
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O setor de serviços na Bahia apresentou uma queda de 1,8% na passagem de setembro para outubro de 2022, na série com ajuste sazonal. Esse foi o primeiro declínio após três avanços seguidos do setor no estado, no qual havia crescido 1,0% de junho para julho, 1,1% entre julho e agosto, e 1,2% entre agosto e setembro.
Em análise sobre o mês anterior, o resultado do setor ficou abaixo do verificado no Brasil, que registrou uma retração de -0,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentre as 27 unidades da Federação, 22 tiveram resultados negativos. Os piores ocorreram no Amapá (-10,7%), em Roraima (-7,7%) e Sergipe (-6,6%). Já os maiores índices foram verificados no Mato Grosso (5,0%), Amazonas (0,9%) e São Paulo (0,8%). A Bahia ficou na 14° posição.
Apesar do recuo frente a setembro, em outubro os serviços no estado ainda ficaram 0,9% acima do patamar de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. Comparado com outubro de 2021, o setor seguiu com alta, com avanço de 5,6%.
Ainda assim, a elevação apresentada nos resultados do serviços prestados na Bahia foi menos expressivo do que o registrado nacionalmente (9,5%), sendo apenas o 19º mais elevado entre os 27 estados, 24 dos quais apresentaram avanço nesse confronto.