Setor de serviços tem segunda alta seguida e cresce 0,7% em junho

Em comparação ao mesmo período em 2021, a alta no setor é de 6,3%, aponta IBGE

Por Da Redação
Ás

Setor de serviços tem segunda alta seguida e cresce 0,7% em junho

Foto: Agência Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (11), mostram que o volume de serviços prestados no Brasil aumentou 0,7% no mês de junho frente ao mês de maio. Com o resultado, o setor se encontra 7,5% acima do nível de fevereiro de 2020. Em comparação com o mesmo período em 2021, a alta é de 6,3%.

O setor tem grande peso na economia brasileira e foi o mais atingido pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, sobretudo no caso de serviços presenciais. No indicador acumulado do primeiro semestre deste ano, o volume de serviços mostrou expansão de 8,8% frente ao mesmo período em 2021. 

Por outro lado, ao longo dos últimos 12 meses, o índice caiu de 11,7% em maio para 10,5% em junho de 2022, e manteve a trajetória descendente iniciada em abril de 2022 (12,8%). Ainda segundo o levantamento, durante o mês analisado, o índice de atividades turísticas caiu 1,8% frente a maio, após um avanço de três meses consecutivos, período em que acumulou um ganho de 10,7%. 

No índice regional, 10 das 27 unidades federativas tiveram avanço no volume de serviços no mês de junho, acompanhando o avanço observado no país. Os estados que apresentaram alta mais significativa foram Rio de Janeiro (2,4%), seguido por Paraná (2,5%), Rio Grande do Sul (2,1%) e São Paulo (0,2%).
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.