Sheila Lemos se autodeclara negra e PT reage: “ACM Neto passou pela mesma situação”
Atual prefeita de Vitória da Conquista tenta a reeleição no pleito eleitoral deste ano
Foto: Divulgação
O Partido dos Trabalhadores (PT) criticou a prefeita de Vitória da Conquista e candidata à reeleição, Sheila Lemos (União Brasil), por se autodeclarar negra na Justiça Eleitoral. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a categoria de negros inclui pretos e pardos, o que significa que, ao se autodeclarar parda, ela se autodeclarou negra.
Em nota, o vereador Alexandre Xandó afirmou que a discussão envolve o racismo estrutural e as políticas públicas de inclusão da população negra.
“Isso porque a legislação eleitoral determina que as candidaturas de pessoas pretas ou pardas recebam mais recursos do fundo eleitoral”, explicou o parlamentar.
O petista também relembrou a manobra semelhante usada por ACM Neto (União Brasil), candidato derrotado ao governo da Bahia nas eleições de 2022, para obter mais recursos do fundo eleitoral.
“O mentor político de Sheila Lemos, ACM Neto, passou pela mesma situação e, ao se manter firme na posição de que era uma pessoa parda, acabou sofrendo as consequências, enfrentando uma forte rejeição perante a opinião pública”, disse o vereador.