Simone Tebet critica gastos desnecessários e diz que Brasil precisa fazer “dever de casa”
Ministra do Planejamento e Orçamento falou sobre desafios da economia em evento da Amcham Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, afirmou nessa segunda-feira (13), que o governo precisa fazer “o dever de casa” para a economia decolar e criticou o que chamou de gastos desnecessários, acrescentando ter como missão evitar turbulências e identificar melhores rotas e caminhos para garantir previsibilidade e estabilidade.
“Nós temos um déficit fiscal insustentável; isso impede o crescimento sustentável duradouro do Brasil”, disse Tebet durante discurso em evento da Amcham Brasil.
A ministra afirmou que o governo vai trabalhar na revisão de gastos, porque tem “responsabilidade fiscal”, e na eficiência das políticas públicas, de forma a parar de “enxugar gelo” e gastar sem saber onde se quer chegar.
“O Brasil gasta muito e gasta mal. Nós temos que analisar caso a caso qual o impacto de cada programa, de cada projeto, de cada ação, avaliar as políticas públicas… e evitar gastos desnecessários”, disse Tebet.
No entanto, “além do dever de casa de diminuir esse déficit fiscal, nós temos que investir no social”, ponderou a ministra, dizendo que toda a população brasileira deve constar no Orçamento, mas cada uma “na proporcionalidade de suas necessidades”, de forma que os mais vulneráveis recebam mais atenção.