Brasil

Sinal digital de TV está à disposição de 90% dos brasileiros

Governo estima concluir migração até 2023

Por Da Redação
Ás

Sinal digital de TV está à disposição de 90% dos brasileiros

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações estimam concluir, até 2023, a migração do sinal analógico de transmissão de televisão aberta para digital no Brasil. Com a liberação da frequência usada para a transmissão da internet 4G, o sinal terá alcance ampliado para as novas frequências de internet 5G.

“A introdução de novas tecnologias no espectro eletromagnético leva ao procedimento que é chamado de limpeza de faixa. Temos um serviço que ocupa a faixa e, para que o novo seja implementado, o antigo precisa sair. No 4G, tivemos que limpar a faixa de 700 megahertz (MHz). Agora, no 5G, precisamos limpar a faixa de 3,5 gigahertz (GHz)”, explicou o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão.

Com 90% da migração concluída, o Ministério das Comunicações estima que ainda haja 20 milhões de parabólicas em uso no Brasil. 

“Com a interação construída pelo Ministério das Comunicações e a Anatel entre o setor de telecomunicações e o setor de radiodifusão, conseguimos realizar o desligamento de maneira tranquila, não tivemos qualquer dificuldade. Com o aprendizado que temos, não tenho dúvidas de que continuaremos como exemplo para o mundo”, afirmou o secretário da Comunicação, Maximiliano Martinhão, em relação ao desligamento dos 10% restantes.

Famílias cadastradas no CadÚnico que declararam televisores analógicos em casa poderão agendar a retirada dos kits pela internet, através do portal criado pela Anatel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.