Sindicato dos Jornalistas da Bahia divulga medidas para conter contaminação por coronavírus
As orientações servem para jornalistas e profissionais da área de comunicação
Foto: Divulgação
Com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) divulgou, nesta segunda-feira (16), orientações para jornalistas e empresas de Comunicação. A instituição enviará oficialmente os documentos a todas os estabelecimentos da área, além de disponibilizá-los nas redes sociais oficiais.
A redução de pelo menos 50% de pessoas nas áreas administrativas, viagens a trabalho apenas em casos absolutamente essenciais, para cobertura de fatos jornalísticos; e a suspensão de ponto eletrônico com biometria, para evitar contaminação, estão entre as ações de prevenção.
“Funções que possam ser exercidas remotamente, como produção, redação de textos e revisão, devem ser realizadas em home office. Os profissionais devem ser orientados pela chefia e receber apoio para terem os equipamentos necessários, como telefones funcionais ou computadores, para que mantenham-se em casa. Custos com internet e energia elétrica devem ser arcados pela empresa”, destacou a entidade.
Coronavírus
De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgada nesta segunda-feira (16), o Brasil registrou 234 casos confirmados e 2.064 suspeitos. Desses números, a Bahia apresenta 10 casos. No mundo, a pandemia já provoca a morte de mais de 7 mil pessoas.