Síndrome de Pica faz mulher comer talco em pó por 15 anos
Transtorno é caracterizado pela ingestão compulsiva de itens não comestíveis

Foto: Reprodução
Uma mulher revelou ter comido talco em pó por 15 anos após o nascimento do quinto filho dela. Segundo informações jornal britânico Daily Mail, Lisa Anderson, de 44 anos, contou que chegou a ingerir um pote de talco por dia durante todo o período, o que lhe custou cerca de 8 mil libras (valor equivalente a R$ 43 mil reais). Ela tem Síndrome de Pica, um transtorno caracterizado pela ingestão compulsiva de itens não comestíveis ou sem valor nutricional, como tinta, poeira ou papel.
No início, ela explicou que colocava um punhado de talco nas mãos e comia a cada 30 minutos, até mesmo durante a noite. A vontade se intensificava enquanto secava os filhos após os banhos.
Ao longo dos anos, Lisa optou por manter em segredo toda a situação e escondeu o hábito incontrolável de sua família. Após a desconfiança do marido, a inglesa então resolveu procurar ajuda médica e foi diagnosticada com uma condição conhecida como Síndrome de Pica.
Atualmente, ela consome um pouco de pó de talco nas costas das mãos a cada 30 minutos. A compulsão é tão intensa, que faz com que ela acorde várias vezes durante a noite para comer o produto. Quando está fora de casa ou sem acesso ao Johnson’s Baby , única marca que ela diz tolerar, a inglesa mastiga balas de menta extraforte para aplacar sua dependência. De acordo com a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares, a doença é verificada com mais frequência em quadros de autismo, esquizofrenia e Transtorno Obsessivo-Compulsivo.