Sistema de prestação de contas do governo sofre 'incidente de segurança cibernética' e PF é acionada
Informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou nesta quarta-feira (24) que, na segunda-feira (22), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional sofreram um "incidente de segurança cibernética".
A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram acionadas para investigar o incidente e determinar se houve um ataque hacker. Segundo o ministério, o problema se restringiu ao SEI Multiórgão, que atende nove ministérios, e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.
Em nota, o Ministério da Gestão garantiu que não houve perda de informações do governo e que os serviços oferecidos aos cidadãos por meio do portal gov.br, como serviços do Ministério da Saúde e do FGTS, não foram afetados. "Até o momento, não foi identificada nenhuma perda de dados ou informações. Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR", afirmou a pasta.
O Sistema Eletrônico de Informações é essencial para o andamento eletrônico de processos administrativos em nove ministérios e outros órgãos da administração federal. Criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, visando melhorar a eficiência administrativa.
O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa colaborativa de diversos órgãos e entidades da administração pública, com o objetivo de estabelecer uma infraestrutura pública para processos e documentos administrativos eletrônicos.