Sisu terá uma edição anual a partir de 2024
A medida deve ser oficializada nos próximos dias por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU)
Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) revelou que, a partir de 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição anual, realizada nos meses de janeiro/fevereiro. A medida, que busca otimizar o processo de seleção para as universidades públicas, deve ser oficializada nos próximos dias por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Tradicionalmente, o Sisu promovia duas edições por ano, entretanto, a decisão do MEC foi motivada pelos elevados índices de desistência e vagas remanescentes registradas nas edições do meio do ano. Segundo fontes ligadas à pasta, a proposta é simplificar o processo no meio do ano, focando exclusivamente em solicitações de mudança de curso, sem incluir a oferta de novas vagas.
Para o Sisu 2024, os candidatos utilizarão as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Durante o período de inscrição, que geralmente dura uma semana, os participantes devem selecionar duas opções de curso. A orientação é consultar as vagas disponíveis, as regras específicas de cada universidade e acompanhar as notas de corte, que serão divulgadas ao longo do processo.