Só 10% que tiveram auxílio emergencial bloqueados são autorizados a receber
Esses beneficiários terão o crédito pendente depositado na conta digital até 30 de setembro

Foto: Reprodução
Apenas 10% de 1,3 milhão de pessoas que tiveram o auxílio emergencial no valor de R$ 600 bloqueado foram autorizados a receber. Desse total, segundo o Ministério da Cidadania, após passar por nova verificação, 148 mil beneficiários foram considerados novamente aptos a receberem as parcelas pendentes.
Essas pessoas que foram aprovadas novamente haviam recebido a primeira parcela em meses anteriores, mas tiveram, em seguida, o valor reavaliado por causa das atualizações de dados governamentais e verificação de base de dados oficiais.
Mais da metade das contas digitais também foram bloqueadas em 21 de julho por meio da Caixa Tem, que apresentaram suspeita de fraude. Já 49% tiveram acesso interrompido por inconsistências cadastrais.
Para tentar regularizar essa situação, esses beneficiários realizaram um novo acesso ao aplicativo e enviaram as documentações solicitadas. Outros tiveram que ir a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.
As pessoas que ficaram com o recebimento pendente receberão os créditos válidos para compras e pagamentos de boletos e contas, até 30 de setembro, de acordo com o mês de nascimento. E para evitar aglomerações nas agências, os saques em espécie serão permitidos entre 10 de setembro e 27 de outubro, também de acordo com o mês de aniversário.