Sobe para 21 o número de casos notificados de intoxicação por dietilenoglicol em Minas
Quatro pessoas morreram e 17 estão internadas em estado grave
Foto: Danilo Girundi/TV Globo
A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais divulgou um boletim nesta segunda-feira,20, informando que aumentou para 21 o número de casos de intoxicação por dietilenoglicol. Quatro pessoas morreram e 17 estão internadas em estado grave. Pacientes de São João Del Rei, Viçosa, Ubá, Belo Horizonte, Nova Lima e Capelinha apresentaram sintomas.
Ainda de acordo com o órgão, são 19 homens e duas mulheres que apresentaram os sintomas. Quatro casos de intoxicação por dietilenoglicol foram confirmados e os 17 restantes continuam sob investigação.
A secretaria explicou que apenas a Polícia Civil tem a tecnologia necessária para fazer exames e confirmar com precisão se os pacientes que estão internados foram contaminados pelo dietilenoglicol. Este seria o motivo apontado pelo órgão para a demora da confirmação dos demais casos.
Sintomas
Os sintomas começam a se manifestar nas primeiras 72 horas após a ingestão. Os primeiros sinais de intoxicação por dietilenoglicol são dores abdominais, náuseas e vômitos. Depois aparecem alterações neurológicas e insuficiência renal. O tratamento é feito no hospital, com monitoração, e tem o etanol como antídoto. Além disso, os pacientes precisam passar por hemodiálise, para retirada do organismo dietilenoglicol e dos metabólicos produzidos.