• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Sobe para nove número de igrejas interditadas após vistorias do Iphan e da Defesa Civil em Salvador

Sobe para nove número de igrejas interditadas após vistorias do Iphan e da Defesa Civil em Salvador

Força tarefa feita em parceria pelos órgãos acontece após morte de turista em desabamento da Igreja de São Francisco, no centro histórico da cidade

Ás

Atualizado
Sobe para nove número de igrejas interditadas após vistorias do Iphan e da Defesa Civil em Salvador

Foto: Arquivo Pessoal

Nove igrejas estão interditadas em Salvador devido irregularidades encontradas em vistorias conjuntas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Defesa Civil da cidade (Codesal).

Uma força tarefa para verificar as condições dos templos foi realizada após uma turista de 26 anos morrer, e outras cinco pessoas ficarem feridas, no desabamento do teto da Igreja de São Francisco, localizada no Centro Histórico de Salvador. 

Segundo o Iphan, as visitas acontecem de forma preventiva e contam com 15 servidores de outros estados. Ao todo, a Bahia tem 184 bens tombados, sendo que 51 são igrejas. Os dias em que cada interdição foi feita não foram detalhados. 

Confira a lista das igrejas interditadas:

1. Igreja de São Francisco;
2. Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem;
3. Igreja de São Bento da Bahia;
4. Igreja dos Perdões;
5. Igreja de Nossa Senhora da Ajuda;
6. Igreja da Ordem Terceira do Carmo;
7. Igreja dos Quinze Mistérios;
8. Igreja e Convento de Santa Clara do Desterro;
9. Igreja de São Miguel.

A Igreja de São Francisco está interditada desde o dia cinco desde mês, quando ocorreu o acidente. No caso da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, a interdição aconteceu na última quarta-feira (12), devido o teto do templo. A igreja teve a construção concluída em 1743 e foi tombado em 1938.

O templo é conhecido por abrigar a imagem do Bom Jesus dos Navegantes e a embarcação Galeota Gratidão do Povo, que faz o transporte durante a tradicional procissão marítima, em 1° de janeiro, na festa de Bom Jesus dos Navegantes.

Com o fechamento, os fiéis não podem acessar o lugar onde são realizadas as missas, o Salão Hugo Rossini será usado para as celebrações e as atividades planejadas da paróquia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário