Sogro de ministro de Lula despacha de ministério sem ter cargo público, diz jornal
Juscelino Filho admitiu atuação de Fernando Fialho em seu gabinete
Foto: Agência Brasil
Apesar de não ocupar nenhum cargo público, o sogro do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, usa o gabinete do genro na Esplanada dos Ministérios para receber empresários e realizar despachos. Essa informação foi obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo através dos registros de entrada e saída do prédio da pasta, por meio da Lei de Acesso à Informação.
De acordo com o jornal, o empresário Fernando Fialho realiza reuniões na sede do ministério mesmo na ausência do ministro. Em entrevista à reportagem, pessoas do setor de telecomunicações que foram recebidas pelo sogro de Juscelino afirmaram que ele atua como um "apoio" nas discussões e contribui para os debates sobre a "expansão da conectividade". O ministro confirmou ao jornal que o sogro realiza despachos a partir do gabinete e contribui para as atividades da pasta com base em sua experiência.
Visitas
Fialho recebeu pelo menos quatro pessoas entre fevereiro e março deste ano. Um deles é o diretor da Infovia Digital, Luiz Claudio Soares Pereira, para "apresentar ao ministério" possíveis soluções para questões de conectividade nas regiões Norte e Nordeste.
Em março, ele recebeu um empresário que apenas teria se identificado como "André Leandro". Em 7 de fevereiro, de acordo com a reportagem, ele recebeu o empresário Ricardo Conrado Mesquita, identificado pela portaria da pasta como um "amigo".