• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Somente 50% dos jovens mais pobres finalizam o ensino médio, aponta levantamento do Ideb
Brasil

Somente 50% dos jovens mais pobres finalizam o ensino médio, aponta levantamento do Ideb

No geral, 92,3% dos jovens iniciam o ensino fundamental e 70% chegam a concluir o ensino médio

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Somente 50% dos jovens mais pobres finalizam o ensino médio, aponta levantamento do Ideb

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (14), apontam que 92,3% dos jovens matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, 70% se formam no ensino médio.

Além disso, os alunos de menor renda, 87,6 % iniciam o ensino fundamental e apenas 50% chegam a concluir o ensino médio. Quando comparado com os jovens de maior renda, 96,1% iniciam o ensino fundamental e 88,3 % concluem o ciclo escolar.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, esse número chama a atenção para políticas públicas. “Nós perdemos 30% do Brasil, e dos mais pobres, perdemos a metade. Por isso, a importância de políticas de estratégias, equidade, inclusão…”, explica Camilo. 

Os dados também expõem que jovens brancos possuem uma porcentagem maior de iniciação no fundamental e menor de evasão no ensino médio: 94,1% entram e 77,7% concluem o ensino médio. Por outro lado, a população preta, parda e indígena inicia em 91,1% e apenas 66% finalizam o ciclo escolar.

Por fim, 76,8% de alunos formados no ensino médio, a região Sudeste possui a menor porcentagem de evasão, enquanto no Norte apenas 58,4% concluem o ensino médio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.