Sondagem de solo para início das obras da ponte Salvador-Itaparica é iniciada na capital
Processo consiste na perfuração para coleta de amostras do solo
Foto: Divulgação
A sondagem para verificação do solo para as obras da ponte Salvador-Itaparica teve início na quarta-feira (21), na capital baiana. O mesmo procedimento teve início em janeiro na ilha.
Conduzido pela concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do novo sistema rodoviário, o procedimento envolve a perfuração para coleta de amostras do solo. A previsão é que todo o processo de sondagem seja concluído até dezembro de 2024, enquanto a mobilização dos canteiros de obras está programada para iniciar no início de 2025.
O procedimento iniciado na quarta-feira foi realizado em uma área próxima ao terminal do ferry-boat, utilizando uma perfuratriz para coletar amostras do solo no local onde posteriormente será instalado um pilar da ponte.
Segundo o governo da Bahia, essa fase é crucial para compreender as características do terreno e determinar a base da estrutura. Posteriormente, as amostras serão encaminhadas a um laboratório, onde serão realizadas análises detalhadas do material.