Vídeo: "Sou o autista, nordestino e baiano mais sortudo", diz desenhista que faz sucesso internacionalmente
Nomeado Embaixador do Autismo na Bahia, João Pedro afirma que vê a arte como enfrentamento ao preconceito
Foto: Reprodução
João Pedro de Oliveira Mercês, 21 anos, bombou nas redes sociais por desenhar famosos, políticos, artistas, esportistas e é conhecido até internacionalmente. O desenhista, portador do autismo, nasceu em Valença, no baixo-sul da Bahia, e atualmente mora em Salvador.
Em entrevista ao Farol da Bahia, João conta que começou a desenhar com 5 anos. "Naquela época, desenhava coisas de livro de colorir, personagens de desenhos animados. Em 2020, quando começou a pandemia, eu pensei assim: se eu desenhar gente do mundo inteiro, eu posso fazer amizade e ficar conhecido no mundo. Aí, eu comecei a desenhar pessoas do mundo inteiro, pessoas famosas e não famosas, amigos meus, e, de lá para cá, eu fiquei muito conhecido no mundo", diz João Pedro.
Nomeado Embaixador do Autismo na Bahia, João Pedro afirma que vê a arte como enfrentamento ao preconceito. "É através da arte que eu consigo dialogar com gente do mundo inteiro. É através dela que eu consigo chamar atenção".
João crê que seu trabalho mostrará que o autismo não é uma barreira. "Sou o autista nordestino baiano mais sortudo, importante e poderoso do Brasil! Eu vou longe, e mostrarei para o mundo inteiro que o autismo não impede nada da pessoa brilhar e fazer o que ela quer e sonha. Eu sou o exemplo disso com o maior orgulho! Vou representar muitos autistas", declarou João.
João relata que foi com a arte que ele se tornou amigo de autoridades. "Foi através da arte que fiz amizade com o presidente Lula. Eu me lembro que deixei ele emocionado com o desenho que fiz para ele com lembrança do neto dele, Arthur, em 2019", conta ele. João é desenhista oficial do site 'Brasil 247', onde conheceu pessoalmente o chefe do executivo, em fevereiro do ano passado. O neto do presidente morreu em março de 2019, em decorrência de uma infecção por bactéria Staphylococcus aureus.
Foto: Divulgação
E o dom de João chegou longe, como ele sempre desejou. A arte foi até o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que em visita ao Brasil expressou seu desejo em conhecê-lo. "Ele falou sobre mim lá no lançamento do programa 'Brasil Saudável' em Brasília e disse ainda que quer me conhecer quando voltar aqui no Brasil para as reuniões do G20".
Em 2021, João teve um dos seus trabalhos retuitados no X (ex-Twitter) pelo ator estadunidense, Mark Ruffalo. O desenho era do artista sorrindo ao lado do seu falecido irmão, Scott Ruffalo. O artista agradeceu a João por honrá-los dessa forma. "Foi uma felicidade! Fiz uma lembrança e deixei ele emocionado".
"Em falar em autores assim, eu nunca esqueço de uma atriz dos Estados Unidos, a Sarah Silverman. Ela virou minha fã e minha amiga. Inclusive, ela me pegou de surpresa no direct no Instagram quando ela disse assim: 'João, te mandei um e-mail falando sobre você para o Jimmy Kimmel'. Já imaginou, meu Deus, eu no programa deste famoso lá nos Estados Unidos?! Isso um dia vai acontecer, eu tenho fé em Deus.", almeja o desenhista.
Confira o vídeo: