SP antecipa 5 feriados para conter avanço da Covid-19; No RJ, Paes avalia fechamento total da cidade
Veja as mudanças nos dois municipios

Foto: Agência Brasil
A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (18), a antecipação de 5 feriados municipais e uma mudança no horário de rodízio para tentar aumentar o isolamento social e conter a disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no município. O funcionamento do rodízio, que passará a ser das 20h às 5h, entra em vigor na próxima segunda (22). De acordo com a gestão, devido a antecipação dos feriados não haverá dia útil na cidade entre 26 de março e 4 de abril.
Veja como fica o calendário:
26/03 - sexta-feira - feriado municipal
27/03 - sábado
28/03 - domingo
29/03 - segunda-feira - feriado municipal
30/03 - terça-feira - feriado municipal
31/03 - quarta-feira - feriado municipal
1°/04 - quinta-feira - feriado municipal
2/04 - sexta-feira - feriado nacional (Paixão de Cristo)
3/04 - sábado
4/04 - domingo
A medida visa reduzir a circulação de pessoas nas ruas e mira setores da indústria e empresas que ainda seguem funcionando durante a fase emergencial, em vigor em todo o estado desde a última segunda-feira (15).
Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), disse na quinta-feira (18), que avalia novas medidas restritivas na cidade, entre elas o "fechamento completo" para conter o avanço da pandemia. De acordo com o prefeito, feriados podem ser antecipados em abril a fim de diminuir a circulação de pessoas.
"A gente vai discutir a possibilidade sim do fechamento completo das coisas (...) Nós vamos observar os números desses próximos quatro dias, quinta, sexta, sábado e domingo, e, dependendo de como for esse números, a gente vai debater com o comitê científico a necessidade de medidas mais duras no combate à pandemia", disse. Paes disse, em publicação no Twitter, que conversou com o governador em exercício Claudio Castro sobre a adesão das medidas também na região metropolitana.


