SP inicia testes com ônibus elétricos de fabricante chinesa

Higer Bus pretende importar centenas de unidades para operar em todo o país

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

SP inicia testes com ônibus elétricos de fabricante chinesa

São Paulo inicia na segunda feira os testes de um ônibus elétrico da gigante chinesa Higer Bus. Apesar do teste na capital paulista a pretensão é de oferecer os modelos em varias capitais como Salvador e Recife.

O veículo em questão é o Azure A12BR, voltado ao transporte urbano com capacidade para 70 passageiros. Por enquanto a marca chinesa tem uma unidade do Azure A12BR no país. Depois da aprovação dos engenheiros da prefeitura paulista serão feitos os testes de rodagem nas ruas e avenidas para validação em diversas condições por mais dez dias. Só com a homologação, o veículo pode ser aprovado para homologação.

A assessoria de imprensa da TEVX Motors, empresa responsável pela comercialização da marca no mercado, pretende importar centenas de unidades do ônibus elétrico e só então avalia montar os veículos no mercado o que deve acontecer no primeiro trimestre de 2022, no máximo até o final do primeiro semestre. Ainda segundo a empresa, fabricantes como Dana, ZF, Valeo, Bosch e Siemens estão envolvidas na operação o que, na avaliação dos executivos da TEVX, facilita a manutenção no futuro. 

No entanto, o modelo de comercialização não será o da tradicional compra via empresas concessionárias. A TEVX ficará responsável pelo pós-venda e manutenção dos veículos que serão alugados gerando renda recorrente para a empresa. Mas isso, claro, depende do sucesso no processo de homologação. Apesar dos planos de montagem local, a data exata não foi definida. Mas há um plano de viabilizar o projeto em 2023.

Novidade importada

O modelo Azure A12BR de uso urbano é uma das opções da Higer que produz vans, microônibus, modelos de dois andares e também versões rodoviárias. Tem 12,2 metros de comprimento, piso baixo, suspensão a ar e conectividade para os passageiros com carregadores USB e Wi-Fi. O veículo tem autonomia de 270km com tempo de recarga de 3 horas. A vida útil das baterias é de oito anos.

A Higer Bus foi fundada em 1998 e exporta para 128 países tendo 10% de market share no mercado chinês que é o maior do mundo. A fábrica do grupo fica em Souzhou, na China, tem 4.000 funcionários e capacidade para produzir 35.000 unidades por ano.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário