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SP vai isentar de IPVA carros híbridos flex por até dois anos

Modelos fabricados no país híbridos flex ficam isentos de imposto que volta só até 2027

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

SP vai isentar de IPVA carros híbridos flex por até dois anos

Um projeto de lei aprovado em São Paulo irá tornar os carros híbridos isentos de pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), durante dois anos, conforme aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A isenção vale por dois anos (2025 e 2026) e depois o imposto será retomado de forma gradual em 2027 recomeçando com 1% sobre o valor venal do carro. Fazem parte do projeto de lei os veículos híbridos (com todas as tecnologias, mesmo os híbridos leves) desde que tenham motorização flex. Confira a lista dos cinco carros que ficarão isentos do IPVA entre 2025 e 2026 conforme a nova lei.


Toyota Corolla HEV
O Toyota Corolla é líder entre os sedãs médios do país e as versões "Hybrid" combinam motor 2.0 com ciclo Atkinson associado aos motores elétricos que resultam em 122cv e médias de consumo que chegam a 18,5km/l. Com motor flex, o Corolla entra na lista dos carros que ficarão dois anos isentos de cobrança do IPVA.

Toyota Corolla Cross HEV
O Corolla Cross, versão SUV do Corolla, também será beneficiada pela isenção por contar com a tecnologia híbrida flex. O Corolla Cross Hybrid também tem otor 2.0 com ciclo Atkinson associado aos motores elétricos que resultam em 122cv e seu consumo, segundo o Inmetro, chega a 17,8km/l.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive
O Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive da Caoa Chery é outro modelo híbrido flex beneficiado pela medida. O motor é o 1.5 turboflex de 157/160cv e 25,5kgfm de torque combinado com sistema híbrido leve. O consumo do Tiggo 5X Hybrid é de até 16,2km/l segundo a fabricante.

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid
Semelhante ao Tiggo 5x, o Tiggo 7 Pro Hybrid é um SUV de maior porte e compartilha com a mesma mecânica do 5X: 1.5 turboflex de 157/160cv e 25,5kgfm de torque combinado com sistema híbrido leve. O consumo do Tiggo 7 Pro Hybrid é de até 8,3km/l com etanol e 11km/l com gasolina.

Fiat Pulse Hybrid
O Fiat Pulse Hybrid é uma novidade na Stellantis ao oferecer o motor 1.0 turbo T200 de 125/130cv e 20kgfm de torque combinado com um sistema de alternador gerador (BSG) que funciona com 4cv e ajuda a impulsionar o motor flex. A Stellantis fala em uma economia de 10% de combustível e até 16% de emissões e embora seja um híbrido leve também entra na isenção de impostos. O consumo é de 8,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol ou 11,1 e 11,2 km/l, respectivamente, utilizando gasolina.

Fiat Fastback Hybrid
Assim como o Pulse, o Fasbtack híbrido também faz parte dessa cota de isenções no estado de São Paulo. O motor também é o mesmo: 1.0 turbo T200 de 125/130cv e 20kgfm de torque combinado com um sistema de alternador gerador (BSG) que funciona com 4cv e ajuda a impulsionar o motor flex. O consumo declarado é de 8,9 km/l (cidade) 9,8 km/l (rodovia) com etanol e 12,6 km/l (cidade) e 13,9 km/l (rodovia) com gasolina.

Vale lembrar que conforme o projeto de lei apenas veículos híbridos flex feitos no país estão incluídos na isenção. Portanto veículos híbridos até mais eficientes que os citamos como o GWM Haval H6, Kia Stonic, Ford Maverick Hybrid e BYD Song Pro, Plus e Premium além do BYD King não serão isentos de IPVA por dois anos pois não são motores bicombustíveis (flex). Os veículos elétricos também não foram incluídos neste projeto de lei que vale apenas para o estado de São Paulo. Na Bahia não há um projeto similar que incentive a adoção de modelos elétricos e híbridos em medidas de isenção de impostos.

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