SpaceX lança nova sonda lunar nesta quinta-feira (15)
Missão tem como objetivo enviar equipamentos para recolher dados sobre a Lua
Foto: Reprodução
A SpaceX lançou, na madrugada desta quinta-feira (15), um módulo lunar robótico a bordo de um foguete Falcon 9, em mais uma nova missão espacial. Dessa vez, a operação é realizada pela empresa norte-americana Intuitive Machines com o apoio da Nasa.
O lançamento ocorreu às 3h05, horário de Brasília, com o foguete partindo do Centro Espacial Kennedy da Nasa, localizado na Flórida. Até o momento da última atualização desta reportagem, todas as etapas do procedimento estavam transcorrendo conforme o previsto.
Está previsto que o módulo lunar alcance a Lua no dia 22 de fevereiro. Caso o pouso ocorra conforme o planejado, a missão representará o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural após mais de 50 anos.
A missão, denominada IM-1, inclui um módulo de pouso com mais de quatro metros de altura. Esta é a primeira tentativa de uma missão lunar pela Intuitive Machines.
A missão tem o intuito de preparar o envio de astronautas à Lua nos próximos anos. Por isso, a Nasa optou por contratar empresas para transportar equipamentos até o satélite natural. A missão desta quinta-feira inclui seis cargas de instrumentos que coletarão dados do ambiente lunar.