SSP lança nova delegacia digital nesta quinta-feira (20)
Mulheres vítimas de violência doméstica podem registrar crimes e solicitar medida protetiva na plataforma
Foto: Reprodução / Alberto Maraux/SSP-BA
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançou nesta quinta-feira (20), a nova Delegacia Digital. Através da plataforma, é possível registrar ocorrências de violência contra a mulher, contra a criança, o adolescente e também contra o idoso.
A plataforma existe desde 2008 e, neste ano, foi ampliada, com a inserção de atendimento para as mulheres vítimas de violências, por exemplo. Elas também poderão solicitar medida protetiva através da nova delegacia digital da Polícia Civil. A delegacia digital possibilita também a renovação das medidas protetivas.
Além dos casos já citados, também poderão ser registrados casos de estelionato, intolerância religiosa, ataque via redes sociais, racismo, homofobia, roubo, ameaça, furto entre outros delitos.
A SSP informa que não poderão ser registrados na plataforma casos de homicídio, latrocínio, lesão dolosa grave ou seguida de morte, infanticídio, suicídio, aborto, extorsão mediante sequestro, crimes contra o patrimônio com violência física (a não ser que sejam cometidos contra mulher, criança, adolescente e idoso) e perigo de contágio de moléstia grave ou para a vida ou saúde de outrem.
O lançamento foi feito durante coletiva de imprensa. Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o delegado da Polícia Civil, Ivo Carvalho Tourinho e a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira.