• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Stellantis inaugura centro de “reciclagem” de peças em São Paulo

Stellantis inaugura centro de “reciclagem” de peças em São Paulo

Local destina peças para reciclagem ou para destinação de resíduos

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Stellantis inaugura centro de “reciclagem” de peças em São Paulo

A Stellantis, por meio da Circular Autopeças, inaugurou em Osasco (SP) um centro de desmontagem veicular voltado à reciclagem e reutilização de componentes automotivos. Estima-se que o país tenha uma frota de 48 milhões de veículos circulando e a cada ano 2 milhões deixam de rodar por falta de condições mas desse total entre 1,5 e 2% são de fato reciclados. 

Com o centro de reciclagem a Stellantis quer aumentar o nível de aproveitamento de peças. As que estão em bom estado podem ser remanufaturadas e vendidas. As que não tem condições de aproveitamento são enviadas à reciclagem. 

Mas como funciona o processo?

O processo inclui a entrada e armazenamento dos veículos, testes, descontaminação (retirada de fluidos) e desmontagem em boxes. As peças passam por lavagem, verificação e recebem classificação de 0 a 9 conforme o estado de conservação. Após catalogadas e rastreadas, podem ser comercializadas em canais digitais ou na loja física instalada junto ao centro.

Segundo a empresa, o projeto integra sua estratégia de economia circular, que acompanha todo o ciclo de vida dos veículos, desde o lançamento até a reciclagem. O centro tem capacidade para desmontar 8 mil veículos por ano e promete reduzir em até 80% o consumo de matéria-prima e cerca de 50% as emissões de CO₂.

O centro de reciclagem tem capacidade para processar até 8.000 veículos por ano, emprega 150 pessoas e se une ao Centro de Recondicionamento de Veículos em Betim (MG), inaugurado em 2024, que tem a mesma função de destinar corretamente resíduos e aproveitar peças que ainda podem ser usadas no mercado de reposição. 

A maior parte dos veículos desmontados vem de testes, leilões e sinistros. O objetivo é oferecer peças reutilizáveis com garantia de procedência, ao mesmo tempo em que se reduz o impacto ambiental da cadeia automotiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário