STF: apenas três mulheres durante 132 anos, nenhuma negra
Ao todo, Suprema Corte teve 168 ministros
Foto: Divulgação/STF
Desde a sua instalação em fevereiro de 1891, no início do período republicano brasileiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido predominantemente composto por homens. Durante os 132 anos de sua história, a Corte contou com 171 ministros, dos quais apenas três foram mulheres e nenhuma delas negra.
Essa questão ganhou destaque nos últimos dias devido à aposentadoria da atual presidente do STF, Rosa Weber, que completará 75 anos . Caso o sucessor de Weber seja um homem, a composição do STF ficará com 10 ministros, restando apenas a ministra Cármen Lúcia como representante feminina.
Pressionado por diversos setores do Judiciário, da política e da sociedade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está sob expectativa de indicar uma ministra mulher para a vaga. No entanto, até o momento, não há um nome favorito definido.
As três mulheres que fizeram história no STF são: Ellen Gracie, nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso; Cármen Lúcia, indicada por Lula em 2006; e Rosa Weber, nomeada em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff.