• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • STF autoriza extradição de italiano entre os mais procurados da Europa

STF autoriza extradição de italiano entre os mais procurados da Europa

Rocco Morabito é apontado como membre de uma organização criminosa da Itália

Por Da Redação
Às

STF autoriza extradição de italiano entre os mais procurados da Europa

Foto: Divulgação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta semana a extradição do italiano Rocco Morabito, considerado um dos foragidos mais procurados da Europa, acusado de integrar uma das maiores organizações criminosas da Itália.

O pedido foi apresentado pelo Governo da Itália, para o cumprimento de quatro condenações criminais por tráfico internacional de drogas e envolvimento com organização criminosa, ocorridos em Milão.

Segundo informações das autoridades italianas, Rocco seria um dos líderes da ‘Ndrangheta’, organização criminosa de tipo mafiosa, e já teria fugido do sistema penitenciário uruguaio, em 2019, quando aguardava processo de extradição.

No julgamento da extradição, na sessão de hoje, o colegiado seguiu o voto da relatora pelo deferimento do pedido. Para a Primeira Turma, estão presentes os requisitos que autorizam a solicitação, entre eles a instrução do pedido e a dupla tipicidade dos crimes (os fatos também são considerados crimes no Brasil).

De acordo com a ministra Cármen Lúcia, não há impedimento para que o STF autorize a extradição, que está sujeita a decisão final do presidente da República. A fim de que o extraditando seja entregue, a Itália deverá assumir o compromisso de considerar o tempo de prisão no Brasil (detração) e observar o prazo máximo de 30 anos para a pena privativa de liberdade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário