• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • STF decidirá se mantém afastamento de Adolfo Menezes da presidência da ALBA na sexta (28)

STF decidirá se mantém afastamento de Adolfo Menezes da presidência da ALBA na sexta (28)

Deputado estadual está afastado do cargo desde 10 de fevereiro

Por Ane Catarine Lima
Ás

Atualizado
STF decidirá se mantém afastamento de Adolfo Menezes da presidência da ALBA na sexta (28)

Foto: Farol da Bahia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manteve na segunda-feira (24) o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A decisão foi proferida na 2ª Turma da Corte, no âmbito da ação movida pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que questiona a constitucionalidade do terceiro mandato de Menezes no cargo.

Segundo Gilmar, a recondução do parlamentar desrespeita o entendimento firmado pelo STF na análise das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6.688, 6.698, 6.714 e 7.016, julgadas em 2022.

“A mim me parece que a reeleição sucessiva de Adolfo Menezes ao cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ao terceiro biênio consecutivo ofende o entendimento estabelecido no julgamento das ADIs 6.688, 6.698, 6.714 e 7.016, nas quais esta Corte assentou a impossibilidade de reeleição ilimitada ao mesmo cargo da Mesa Diretora do Poder Legislativo”, diz um trecho do documento.

•LEIA MAIS: Entenda decisão do STF que afastou Adolfo Menezes da presidência da ALBA uma semana após a reeleição

O caso, no entanto, ainda será analisado por outros quatro ministros na próxima sexta-feira (28), quando o STF decidirá em definitivo sobre o afastamento. Esse prazo, contudo, pode ser alterado caso algum ministro peça destaque, levando o julgamento para o plenário físico, sem previsão de conclusão.

Adolfo está afastado do cargo de presidente da ALBA desde 10 de fevereiro, após uma decisão cautelar de Gilmar Mendes. Com o afastamento, a função passou a ser assumida pela deputada Ivana Bastos (PSD), 1ª vice-presidente da Casa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário