• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STF inicia julgamento de ações sobre revogação de decisão sobre proteção a manguezais e restingas

STF inicia julgamento de ações sobre revogação de decisão sobre proteção a manguezais e restingas

Medidas tomadas pelo Conama estão suspensas desde o fim de outubro

Por Da Redação
Ás

STF inicia julgamento de ações sobre revogação de decisão sobre proteção a manguezais e restingas

Foto: Reprodução/Senado Federal

O STF (Supremo Tribunal Federal) começou nesta sexta-feira (20) o julgamento de três ações que questionam a revogação de regras de proteção a áreas de manguezais e de restingas pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Os ministros decidirão se referendam a decisão provisória da relatora, ministra Rosa Weber. 

Em 28 de outubro, ela suspendeu a decisão do Conama. Na prática, com a determinação da ministra, estão em vigor as normas que asseguravam a preservação das áreas. Na mesma ocasião, Weber suspendeu a revogação de uma resolução que obrigava os projetos de irrigação a terem licença ambiental.

As ações em julgamento pelo Supremo foram apresentadas por PT, PSB e Rede e questionam a postura do Conama. A análise termina no dia 27 de novembro, mas até lá pode haver pedidos de destaque, o que interrompe o julgamento. Rosa Weber já votou no sentido de que as deliberações do conselho sejam consideradas sem efeito até a análise do conteúdo dos processos.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário