STF prevê iniciar nesta sexta (4) julgamento de mais 17 réus acusados pelos atos de 8/1
Todos foram denunciados por incitação ao crime e associação criminosa

Foto: Antônio Augusto/Ascom/TSE
O Supremo Tribunal Federal (STF) prevê iniciar nesta sexta-feira (7) o julgamento de mais 17 réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Todos são acusados de incitação ao crime e associação criminosa.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo participou do acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, incitando a prática de atos que buscavam a abolição do Estado Democrático de Direito e a destituição do governo legitimamente eleito.
A PGR diz que os ataques às sedes dos Três Poderes tiveram origem em uma atuação coletiva e que, por esse motivo, os acusados dividem uma parcela da responsabilidade, mesmo que não tenham participado dos atos de vandalismo.
Se sentenciados, poderão pegar um ano de prisão por associação criminosa e multa de dez salários mínimos por incitação ao crime.
Em condenações anteriores, ministros do STF afirmaram que os réus tinham conhecimento prévio da incitação ao golpe de Estado. Para eles, a permanência no acampamento até o dia dos atos comprova a finalidade golpista e antidemocrática dos envolvidos.