• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • STF libera crédito extra para precatórios, mas barra pedido de segregação dos juros das dívidas

STF libera crédito extra para precatórios, mas barra pedido de segregação dos juros das dívidas

Pedidos foram feitos pelo governo do presidente Lula

Por Da Redação
Ás

STF libera crédito extra para precatórios, mas barra pedido de segregação dos juros das dívidas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, na última quinta-feira (30), que a União recorresse ao crédito extraordinário para quitar o estoque de precatórios atual, estimado em quase R$ 95 bilhões. Por outro lado, a Corte barrou o pedido para segregação dos juros que incidem sobre essas dívidas. 

O especialista em contas públicas Murilo Viana, em entrevista à CNN, explicou que, na prática, a partir de 2026 o valor total dos precatórios voltará a contar para o primário. Caso a solução fosse acatada, os juros da dívida sairia do resultado. 

O economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, também criticou o fato de os créditos extraordinários usados para o pagamento não serem computado no resultado primário, mas destaca que “ao menos” a segregação dos juros não foi acatada.

Já o economista-chefe da Ryo Asset, Gabriel de Barros, também ouvido pela reportagem, diz que a segregação iria ferir premissas, contabilidade pública e da legislação. Para o especialista, a medida está na contramão da experiência internacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário