• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • STF mantém prisão de militar suspeito de planejar atentado contra Lula, Alckmin e Moraes

STF mantém prisão de militar suspeito de planejar atentado contra Lula, Alckmin e Moraes

Rafael Martins de Oliveira foi preso preventivamente em novembro de 2024; entenda

Por Da Redação
Ás

Atualizado
STF mantém prisão de militar suspeito de planejar atentado contra Lula, Alckmin e Moraes

Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rejeitou, na terça-feira (4), um pedido da defesa do tenente-coronel do Exército Rafael Martins de Oliveira e manteve a prisão. O militar é suspeito de envolvimento em um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin e o próprio Moraes.

Os advogados solicitaram a substituição da prisão por medidas cautelares, argumentando que a detenção é uma "medida excepcional" e que não se justifica no caso do militar.

No entanto, Moraes afirmou que a defesa não apresentou "qualquer fato superveniente que pudesse afastar a necessidade de manutenção da custódia cautelar, ante a necessidade de resguardar a ordem pública e a instrução processual penal".

Moraes autoriza transferência de 'kid preto' preso por suposto plano para matar Lula

Entenda em cinco pontos a investigação sobre o plano de golpe e de assassinato de Lula, Alckmin e Moraes

Rafael Martins de Oliveira foi preso preventivamente em novembro de 2024, na Operação Contragolpe da Polícia Federal. 

Ele, outros três militares das Forças Especiais e um policial federal são apontados como responsáveis pela elaboração do chamado plano "Punha Verde-Amarelo". Segundo a Polícia Federal (PF), a estratégia teria sido discutida em 2022 na casa do general Braga Netto, preso desde dezembro de 2024.

A investigação indica que o grupo pretendia impedir a posse do presidente eleito e instaurar um gabinete de crise para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder, com o apoio de generais.

Além de Rafael, seguem presos preventivamente por envolvimento no plano: o general de brigada da reserva Mário Fernandes, tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo e  policial federal Wladimir Matos Soares.

>Saiba quem são militares e policial federal presos por planejar golpe e morte de Lula, Alckmin e Moraes

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário