STF retoma julgamento sobre correção do FGTS na quarta (18)

Em ação, partido pede aplicação de índice inflacionário alternativo

Por Da Redação
Ás

STF retoma julgamento sobre correção do FGTS na quarta (18)

Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na próxima quarta-feira (18) o julgamento que pode reavaliar a forma de correção monetária dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O julgamento teve início em abril e já obteve dois votos, mas foi interrompido quando o ministro Nunes Marques pediu vista do processo. 

Sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, que votou a favor da mudança, a proposta está considerando a alteração do índice de correção do FGTS. Até o momento, todo o valor do fundo é corrigido pela taxa referencial (TR), o que resulta em um rendimento menor do que a poupança. Outro voto a favor do projeto foi do ministro André Mendonça.

Essa discussão foi iniciada por uma ação movida pelo partido Solidariedade em 2014. Eles argumentam que a correção pela TR causou prejuízos bilionários aos titulares, uma vez que a taxa permaneceu zerada por longos períodos, não acompanhando a inflação e a perda de poder aquisitivo da moeda. A sigla defende a aplicação de um índice inflacionário alternativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário