• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • STF suspende reintegração de posse em área dentro da Comunidade Indígena Tupinambá de Olivença
Bahia

STF suspende reintegração de posse em área dentro da Comunidade Indígena Tupinambá de Olivença

Medida suspende os efeitos da decisão da Justiça Federal em Itabuna

Por Da Redação
Ás

STF suspende reintegração de posse em área dentro da Comunidade Indígena Tupinambá de Olivença

Foto: Reprodução/Facebook

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu na última segunda-feira (26), a reintegração de posse de áreas em disputa dentro da Comunidade Indígena Tupinambá de Olivença, especificamente a Comunidade Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro. A liminar concedida pela ministra Rosa Weber suspende os efeitos da decisão da Justiça Federal em Itabuna, cidade do sul da Bahia, até o julgamento do mérito da reclamação.

A Justiça Federal de Itabuna solicitava a desocupação da área do imóvel rural Conjunto Agrícola São Marcos. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), a área está dentro da comunidade indígena, que ainda não foi demarcada. Em nota, a SJDHDS afirmou que a decisão da Justiça causou surpresa porque a reintegração contrariava a determinação do STF, que suspendeu quaisquer ações ou andamentos processuais nesse sentido enquanto durar a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

A decisão do ministro Edson Fachin foi proferida no dia 6 de maio do ano passado. Na última semana, a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal para pedir a suspensão da reintegração de posse no local. De acordo com o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, apesar de não demarcada, a área indígena tem um lado antropológico publicado pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

A aldeia pertence à Terra Indígena Tupinambá de Olivença, delimitada por laudo antropológico da Funai publicado no Diário Oficial da União em 2009. O próximo passo do processo demarcatório seria a emissão da Portaria Declaratória/Demarcatória pelo Ministério da Justiça, contudo, no início de 2020, o órgão devolveu o processo demarcatório para a Funai reavaliá-lo, retardando ainda mais o feito, e gerando insegurança jurídica.

No dia 22 de abril, a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com um pedido de liminar no STF para pedir a suspensão da reintegração de posse de áreas em disputa dentro da Comunidade Indígena Tupinambá de Olivença. Um dos responsáveis pela comunidade da Serra do Padeiro e uma das principais lideranças indígenas do país, Rosivaldo Ferreira da Silva, o Cacique Babau, é uma das lideranças protegidas por programas de proteção geridos pela SJDHDS na Bahia.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário