STF torna réus 1.176 acusados pelos atos de 8 de janeiro
Julgamento no Supremo Tribunal Federal avança e denunciados responderão a ação penal
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) alcança marco no julgamento dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, com 1.176 réus tornados réus após a aceitação das denúncias. O sexto grupo de denunciados encerrou seu julgamento na segunda-feira (29), e os acusados agora enfrentarão o processo judicial, no qual poderão ser condenados ou absolvidos das acusações.
Desde abril, a Corte tem analisado as denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sendo um total de 1,3 mil pessoas denunciadas. Entre elas, estão aquelas que tiveram participação direta na depredação da sede do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, além dos indivíduos presos no acampamento em frente ao quartel do Exército, em Brasília.
Na próxima quinta-feira (2), o STF iniciará o julgamento do sétimo grupo de acusados, dando sequência ao processo de responsabilização dos envolvidos nos atos golpistas.
As denúncias apresentadas contra os réus englobam crimes como incitação ao crime, associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado e dano qualificado, destacando a gravidade das ações cometidas.