• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STJ abre inquérito contra suposta atuação da Lava Jato para intimidar ministros da Corte
Brasil

STJ abre inquérito contra suposta atuação da Lava Jato para intimidar ministros da Corte

A determinação se dá após indícios da prática no material apreendido pela Operação Spoofing

Por Da Redação
Ás

STJ abre inquérito contra suposta atuação da Lava Jato para intimidar ministros da Corte

Foto: Agência Brasil

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, pediu a abertura de inquérito para  "apurar os fatos e as infrações, em tese delituosos, relacionados às tentativas de violação da independência jurisdicional e de intimidação de ministros do STJ."

A determinação foi nesta sexta-feira (19) após indícios da prática no material apreendido pela Operação Spoofing, deflagrada pela Polícia Federal em 23 de julho de 2019, com o objetivo de investigar as invasões às contas de Telegram de autoridades brasileiras e de pessoas relacionadas à operação Lava Jato.

O presidente do tribunal diz que, pelo teor das mensagens, há indícios de que a força-tarefa teria sugerido, por exemplo, pedir à Receita Federal uma análise patrimonial dos ministros que integram as turmas criminais do STJ.

Martins enviou no último dia 5 um ofício à Procuradoria-Geral da República cobrando a abertura de uma investigação sobre o mesmo caso, além de uma apuração interna no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a respeito da conduta de Deltan Dallagnol e o procurador Diogo Castor de Mattos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.