• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STJ mantém prisão de suspeito de liderar organização envolvida com tráfico internacional de drogas
Brasil

STJ mantém prisão de suspeito de liderar organização envolvida com tráfico internacional de drogas

Investigado tem histórico de envolvimento em outras operações

Por Da Redação, Agências
Ás

Atualizado
STJ mantém prisão de suspeito de liderar organização envolvida com tráfico internacional de drogas

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, decidiu manter a prisão preventiva de um homem apontado como líder de organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas.

De acordo com as investigações da Operação Terra Fértil, ele estaria envolvido com empresas aparentemente sem existência física e sem registro de empregados, as quais movimentaram R$ 5 bilhões entre 2018 e 2023. A prisão preventiva foi determinada diante da necessidade de desarticular e interromper as atividades do grupo, que continuaria em operação.

O investigado já esteve envolvido em outras operações relacionadas ao tráfico internacional de drogas, como a Veraneio, realizada em 2012; a Dona Bárbara, em 2015; a Flak, em 2019; e a Fluxo Capital, deflagrada em 2022.

A defesa do suspeito alegou ausência de contemporaneidade entre os fatos apurados e os fundamentos usados para justificar a prisão preventiva. Além disso, argumentou que não há elementos concretos capazes de indicar que, solto, o investigado representaria risco para a ordem pública e que os bloqueios impostos às empresas pertencentes ao investigado já seriam medidas suficientes para evitar eventual reiteração delitiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.