Brasil

Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão tomam posse no STJ em agosto

Ambos também passam a comandar o Conselho da Justiça Federal

Por Da Redação
Ás

Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão tomam posse no STJ em agosto

Foto: Gustavo Lima/STJ | Flickr ENFAM

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizará a sessão solene de posse do ministro Herman Benjamin como novo presidente da Corte no dia 22 de agosto, às 17.Na mesma cerimônia, o ministro Luis Felipe Salomão assumirá o cargo de vice-presidente. Ambos também passam a comandar o Conselho da Justiça Federal (CJF).

A eleição dos dois novos dirigentes ocorreu no dia 23 de abril, quando foram escolhidos para conduzir o tribunal durante o biênio 2024-2026, sucedendo a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes, atuais presidente e vice, respectivamente.

A cerimônia de posse será transmitida ao vivo pelo canal do STJ no Youtube. 

Novos dirigentes

O ministro Herman Benjamin, natural da Paraíba, possui uma carreira destacada nas áreas de direito ambiental e direito do consumidor. Formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, Benjamin iniciou sua trajetória no Ministério Público de São Paulo, onde atuou por 24 anos. Além de conferencista e autor de diversos livros e artigos jurídicos, foi professor visitante nas Universidades do Texas e de Illinois. Presidiu a Comissão Mundial de Direito Ambiental por nove anos e participou da redação de importantes legislações brasileiras, como o Código de Defesa do Consumidor, a Lei de Improbidade Administrativa e o Código Florestal.

O ministro Luis Felipe Salomão, atual corregedor nacional de Justiça, é membro da Corte Especial do STJ, onde tem contribuído significativamente para a formação da jurisprudência nos últimos 15 anos, especialmente em julgamentos de direito privado. Salomão presidiu comissões de juristas no Senado que resultaram na ampliação da arbitragem e na criação da mediação no Brasil, além de liderar a comissão responsável pelo anteprojeto de reforma do Código Civil, entregue em abril deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário