• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • STJ pede nova analise de ação envolvendo delegados da Polícia Civil de São Paulo
Política

STJ pede nova analise de ação envolvendo delegados da Polícia Civil de São Paulo

Agentes são investigados por atos cometidos durante a Ditadura

Por Da Redação
Ás

STJ pede nova analise de ação envolvendo delegados da Polícia Civil de São Paulo

Foto: Reprodução/Agência Brasil

?A Segunda Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que o TRF3 (Tribunal Regional Federal da Terceira Região) analise novamente ação civil pública contra três delegados da Polícia Civil de São Paulo por atos cometidos durante a ditadura militar no âmbito do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna). 

Na ação contra os delegados, o MPF (Ministério Público Federal) relata práticas de tortura, desaparecimento e homicídio de várias pessoas tidas como opositoras do regime militar. Uma das vítimas apontadas pelo MPF foi o jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975.

O MPF pede que os agentes sejam condenados a indenizar os familiares das vítimas e tenham cassadas as aposentadorias, ou percam os cargos públicos que eventualmente exerçam, e ainda que fiquem impedidos de assumir quaisquer novas funções públicas.

O MPF também requereu a condenação dos delegados ao pagamento de danos morais coletivos, e do Estado de São Paulo à publicação de pedidos formais de desculpas à sociedade brasileira, além do fornecimento dos dados de todos os funcionários envolvidos nas atividades do DOI-Codi.

A ação foi julgada improcedente em primeira instância, com sentença mantida pelo TRF3. Para o tribunal, a Lei de Anistia alcançou todos os atos cometidos no período do regime militar, inviabilizando a pretensão de punição civil e administrativa dos agentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário