Subprocurador-geral da República critica postura do atual PGR e afirma comprometimento da imagem do MP
José Adonis destaca alinhamento de Augusto Aras a discursos críticos ao Ministério Público
Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O subprocurador-geral da República, José Adonis, criticou na terça-feira (27), o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, durante sua participação no UOL Entrevista. Segundo Adonis, Aras se alinhou a discursos de críticos ao Ministério Público, comprometendo a imagem e o respeito da instituição perante a população.
"Essa é uma conclusão inevitável. (...) É inegável que abala a imagem da instituição. Abala o prestígio da Instituição", afirmou Adonis.
José Adonis recebeu 407 votos, sendo o terceiro mais votado na eleição da lista tríplice para a Procuradoria-Geral da República, promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
O subprocurador-geral destacou que a imprensa divulgou dados mostrando altos percentuais de alinhamento de Augusto Aras com posições do presidente da República, Jair Bolsonaro. Adonis ressaltou o período crítico vivido, com a pandemia exigindo a atuação do Ministério Público em todos os níveis.
"Aras assumiu um discurso que se alinhava aos próprios críticos da instituição. (...) O Procurador-Geral da República se alinhou a um discurso crítico contra a própria instituição, contra o trabalho de colegas. Isso contribuiu para um prejuízo à imagem e ao prestígio que a instituição sempre teve nos últimos 30 anos", acrescentou.
Questionado sobre a apresentação de denúncias contra Bolsonaro, Adonis evitou afirmar se teria feito isso, mas garantiu que sua atuação seria diferente. Ele explicou que avaliar a existência de elementos para oferecer uma denúncia requer uma análise detalhada dos autos e provas, algo que não poderia fazer naquele momento.