Suco sob suspeita de adulteração tem comercialização proibida
Fábricas poderão voltar a funcionar se implementarem garantia de qualidade dos produtos
Foto: Ministério da Agricultura
Quatro fábricas de sucos foram fechadas em uma operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em uma operação de combate a fraudes nesta quarta-feira (24). Foram apreendidos 46 mil kg de suco concentrado e 78 mil litros de suco de laranja integral. Três das fábricas são localizadas em Santa Catarina e uma em São Paulo.
O órgão identificou irregularidades, como adulteração de bebidas e a presença de aditivos não sinalizados no rótulo dos produtos, além do uso de substâncias adoçantes proibidas na composição dos sucos.
A operação foi comandada por auditores fiscais federais no âmbito do programa nacional de combate a fraudes em produtos de origem vegetal.
Três das quatro fábricas já responderam a processos recentes por adulteração das bebidas comercializadas, o que pode ser caracterizado como reincidência. Caso seja constatada a fraude, a multa pode chegar a R$ 117 mil por lote.
As fábricas poderão voltar a funcionar se implementarem um sistema de controle para garantir a qualidade dos produtos, além da rastreabilidade dos lotes produzidos.