Sudesb e Hemoba lançam campanha de doação de sangue com atletas
Ação tem o objetivo reforçar o estoque de sangue para o Carnaval
Foto: Divulgação
A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) e as federações esportivas baianas lançou a campanha "Esporte Solidário: Doando Vida no Carnaval".
A iniciativa tem o objetivo de mobilizar atletas e a comunidade em geral para contribuir com doações de sangue, reforçando o estoque da Hemoba em preparação para o Carnaval. Entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, os atletas, técnicos, professores, gestores e demais membros do meio esportivo baiano estarão mobilizados para participar desta corrente solidária.
O Hemóvel estará no estacionamento do Estádio de Pituaçu, em Salvador, no "Dia D" de lançamento da campanha, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Pessoas de 17 (com responsável) a 60 anos podem doar.
Apesar de ser voltada prioritariamente para à área esportiva, a campanha é aberta para o público geral, as doações poderão ser feitas em outras 21 cidades do interior. Entre elas: Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Cada localidade possui um horário específico de funcionamento, que pode ser consultado no site do Hemoba.
Ao participar da campanha os candidatos devem informar que desejam doar de forma voluntária para a iniciativa. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto para identificação e passar por uma triagem clínica e hematológica.
As recomendações para doação incluem estar descansado, alimentado (evitando alimentos gordurosos nas últimas quatro horas), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e não ter fumado por pelo menos duas horas. Atletas amadores e profissionais são aconselhados a não realizar atividade física imediatamente antes da doação e após cerca de 12 horas da coleta.