• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Supermercados buscam mudança na legislação para ampliar prazos de validade dos itens das prateleiras
Brasil

Supermercados buscam mudança na legislação para ampliar prazos de validade dos itens das prateleiras

Intenção é reduzir o desperdício de alimentos e prejuízos com os descartes

Por Da Redação
Ás

Supermercados buscam mudança na legislação para ampliar prazos de validade dos itens das prateleiras

Foto: Fernanda Cruz/Agência Brasil

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) solicitou ao Senado que analise um projeto que visa modificar o sistema de data de validade dos produtos, com o intuito de reduzir o desperdício de alimentos. Essa mudança é considerada uma "modernização" pelo setor.

A Abras defende a implementação do sistema "best before" (melhor antes), semelhante ao adotado em alguns países, como os Estados Unidos. Nesse sistema, os produtos teriam duas datas de validade: uma indicando até quando é preferível consumir o alimento e outra sinalizando a partir de quando ele pode estar impróprio para consumo.

Atualmente, no Brasil, a data de validade dos produtos indica tanto a segurança do consumo quanto a manutenção de suas características de qualidade, como no sistema "best before". No entanto, é proibida a venda do alimento após essa data. Com a proposta dos supermercados, as datas de validade seriam estendidas.

A Abras afirma que a implementação do sistema "best before" na União Europeia resultou em uma redução de 10% no desperdício de alimentos no varejo. Além disso, no Brasil, estima-se que R$ 3 bilhões sejam perdidos anualmente devido aos prazos de validade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário