• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • SUS anuncia medicamento para pessoas multirresistentes ao tratamento do HIV
Brasil

SUS anuncia medicamento para pessoas multirresistentes ao tratamento do HIV

Processo de compra do antirretroviral começa imediatamente

Por Da Redação
Ás

SUS anuncia medicamento para pessoas multirresistentes ao tratamento do HIV

Foto: Agência Brasil

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou na quarta-feira (6), a incorporação do fostensavir trometamol 600mg à lista de antirretrovirais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento com o remédio será uma alternativa para pessoas adultas que vivem com HIV ou Aids, mas apresentam multirresistência aos demais medicamentos oferecidos pelo sistema público.

A medida está alinhada ao propósito da pasta de contribuir para o tratamento das pessoas que vivem com vírus ou aids, pois aquelas que desenvolvem multirresistência estão mais suscetíveis às doenças oportunistas e ao risco de morte.

O processo de aquisição do antirretroviral começa imediatamente. Para Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), a disponibilização desse medicamento converge com a agenda brasileira de eliminação da doença como problema de saúde pública, bem como aos determinantes sociais que impedem o acesso ao cuidado.

“Quando falamos do tratamento para pessoas que vivem com HIV ou aids, estamos considerando três perspectivas: a primeira é garantir qualidade de vida, a segunda é a diminuição da carga viral para impedir a transmissão do vírus, e a terceira é prevenir mortes evitáveis”, afirma Barreira.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário