Suspeito de matar professor de boxe em Dom Avelar é preso na Ilha de Itaparica
Homem estava escondido na localidade da Gamboa

Foto: Reprodução
Um dos suspeitos de matar a tiros o professor de boxe Jonas Santos Machado, de 44 anos, foi preso na quinta-feira (22), na Ilha de Itaparica. O crime ocorreu em setembro do ano passado, no bairro de Dom Avelar, em Salvador.
Segundo a Polícia Civil, o homem estava escondido na localidade conhecida como Gamboa. Ele foi localizado, encaminhado à Delegacia Territorial (DT) de Vera Cruz e, em seguida, transferido para o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), na capital baiana.
Além do homicídio do professor, o suspeito também é investigado por envolvimento em um tiroteio no bairro de Castelo Branco, em 30 de dezembro de 2025, que resultou em duas mortes e duas pessoas feridas.
Quem era Jonas Machado
Conhecido na comunidade como “Biringa”, Jonas Santos Machado era uma figura atuante em Dom Avelar. Além de professor de boxe, atuava como assessor do vereador Anderson Ninho (PDT) e coordenava o projeto social Boxe Comunidade, desenvolvido na Rua dos Jesuítas.
O vereador se manifestou nas redes sociais após o crime. “Hoje me despeço não apenas de um amigo, mas de um irmão de vida”, escreveu, ao lamentar a morte.


