Suzane von Richthofen perde semestre na faculdade após dez faltas
A detenta não conseguiu aval da Justiça
Foto: Marcelo Goncalves/Sigmapress/Estadão
Suzane von Richtofen perdeu semestre na faculdade com dez faltas após não receber o aval da Justiça. Condenada a 39 anos pela morte dos pais, ela estava matriculada no curso de gestão de turismo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Campos do Jordão.
De acordo com o regulamento da instituição, são considerados desistentes os aprovados que não fizerem matrícula ou que não frequentarem os dez primeiros dias de aulas, sem apresentação de justificativa, o que ela também não fez. Suzane passou para o curso em oitavo lugar, com nota 608,42 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova foi feita dentro da penitenciária em Tremembé, onde cumpre pena.
Em nota, a instituição informou ainda que "caso ela seja liberada após os 10 dias úteis, uma justificativa deverá ser analisada, porém, até o momento, não tivemos informações da justiça sobre o caso".
O curso escolhido por Suzane é presencial, com aulas das 19h às 22h40, e a instituição fica em Campos do Jordão, a 40 quilômetros de distância de onde cumpre pena. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), ela ainda deveria custear com recursos próprios ou com a indicação de terceiros que constam na lista de visitas os custos para o transporte e estudo.